segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Relações Públicas e o Relacionamento

A cada ano surgem novas empresas, novas áreas de atuação, novos produtos e novos profissionais no mercado. Com eles surgem novas dúvidas também, como conquistá-los? Como não perdê-los depois de conquistados? Como encontrar o próprio espaço entre eles? Como não perder seu espaço já conquistado anteriormente ao surgimento deles? Por essas e outras dúvidas podemos afirmar que um relacionamento contribui significativamente com esses processos.

Com o passar do tempo e principalmente com a oportunidade de empresas e organizações atingirem níveis parecidos de tecnologia e serviços, houve a necessidade de encontrar uma nova forma de conquista e manutenção de clientes. Essa nova forma pode ser o relacionamento o qual o RP está capacitado a exercer.

Nesse sentido Fabio França afirma que relações públicas atuam como técnica especializada de relacionamento, cujo objetivo principal é perceber as realidades da sociedade/organização, as obrigatoriedades de seus inter-relacionamentos institucionais e mercadológicos, suas necessidades permanentes de comunicação e seus envolvimentos harmônicos ou controversos com a sociedade.

E complementa explicitando que admitindo essa afirmação como uma definição objetiva do que é e do que fazem as relações públicas, temos de demonstrar por que administrar os relacionamentos é função primordial da atividade e identificar as fontes de onde partem os relacionistas para elaborar, gerenciar e executar o relacionamento da organização com seus multipúblicos.

Fonte: Livro Obtendo Resultados em Relações Públicas / Margarida M. K. Kunsch (organizadora). 2. Ed. rev. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
Matéria: Diego Donatti
Publicação: Vítor Imoto

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